19/12/2019

Camanducaia investe mais de R$ 4 milhões de recursos próprios em novas ações

A Prefeitura de Camanducaia investiu, nos últimos meses, mais de R$ 4,2 milhões de recursos próprios do município em novas ações, como obras de infraestrutura, pavimentação, manutenções e aquisição de veículos. “A Prefeitura nunca investiu um valor tão alto de recursos próprios como neste ano”, destacou o prefeito Edmar Dias.

A ampliação da Escola Municipal Dr. Prof. Onofre Vargas é uma dessas obras realizadas como recursos da Prefeitura. O espaço terá oito novas salas de aula, dois sanitários – masculino e feminino – e seguindo todas as normas de acessibilidade. A obra custará cerca de R$ 800 mil.

“Pensando no crescimento no município, que tem se acentuado com a vinda de novas empresas, estamos construindo um novo espaço que ampliará as vagas na nossa rede de ensino”, disse o prefeito Edmar Dias.

Cada sala de aula terá 48 m² e terá capacidade máxima para 30 alunos, respeitando as normas do Ministério da Educação. A construção ainda prevê, caso haja necessidade, a subdivisões da sala, aumentando em até 16 salas de aulas para 15 alunos cada. As salas ainda terão espaço reservado e apropriado para alunos que utilizam cadeiras de rodas. Serão mais de 730 m² de área ocupada seguindo as regras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Dos 16 novos veículos que o município adquiriu nos últimos meses, nove foram comprados ou terão os financiamentos pagos com recursos da Prefeitura. São eles: escavadeira hidráulica, que custou mais de R$ 430 mil; motoniveladora New Holland RG140.B, popularmente conhecida como patrol, custou mais de R$ 450 mil; três novos caminhões, equipados com caçamba basculante, e um caminhão para coleta de lixo; e três Renault KWID, que também foram comprados com recursos do município.

O investimento também está sendo realizado na manutenção e reforma de diversos prédios públicos, como a sede do Conselho Tutelar e a pintura da sede 2 da Prefeitura. Já a Escola Municipal Dr. Prof. Onofre Vargas, a maior escola do município, ganhou nova pintura em toda sua área externa. A Pré-Escola Adolfa Maria Orka Ploger também está passando por uma reforma, com a troca e extensão de todo o seu telhado. Essa obra custará mais de R$ 200 mil.

Já o prédio da Creche Municipal Milton Salles (Berçario) está recebendo uma serie de intervenções que proporcionará mais segurança e novos espaços para interação entre as crianças. Além da pintura do local, instalação de um novo alambrado, construção de um contrapiso na área externa, serão construídos dois solários, custando mais de R$ 44 mil.

Ainda nos prédios educacionais, a Prefeitura trocou o telhado do Período Integral da Escola Municipal Dr. Prof. Onofre Vargas. Além da nova cobertura com telha de fibrocimento, o espaço ganhou novo forro e nova grade no entorno do prédio. Investimento de cerca de R$ 66 mil.

Em Camanducaia, a Prefeitura substituiu, recentemente, as lâmpadas a vapor de sódio por luminárias com tecnologia LED. Foram investidos mais de R$ 70 mil de recursos próprios na ação, que vai proporcionar uma redução na demanda por energia, evitando desperdício e economia na conta de energia.

Já no Distrito de São Mateus, foi feita a limpeza do Córrego da Cachoeira, que atravessa São Mateus. “O trabalho acontece para evitar que, durante o período das chuvas, o aumento do volume de água ocasione enchente e alagamentos no distrito. A Prefeitura está investindo mais de R$ 26 mil de recursos próprios”, disse o prefeito.

Também foi realizada a construção de uma nova rede de captação pluvial na Avenida Carlos Magno. São cerca de 240 metros de tubulação em toda a extensão da principal via do Distrito. Ainda em São Mateus, foi feita reforma da UBS, pintura da externa da escola, nova ponte no bairro Fazenda Velha, paisagismo da praça central e pavimentação de uma rua.

“Em Monte Verde fizemos o recapeamento de um trecho da Avenida Monte Verde, iniciando na Rua das Chácaras e chegando até o Morro da Baiana, e ainda um trecho antes da ponte do Zero Grau. A Prefeitura investiu cerca de R$ 200 mil de recursos próprios na realização dessa obra”, falou o prefeito Edmar.

Também com recursos próprios, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), prevê uma série de ações que vai repaginar a Trilha do Pinheiro Velho, em Monte Verde. O local é ponto frequente de visitação de turistas.

Outra obra considerada importante no município são as intervenções na Área de Transbordo, para onde todo o lixo do município é encaminhado e, na sequência, para que seja feita a destinação ambientalmente correta de resíduos coletados a um aterro sanitário licenciado. O valor programado de investimento no local chega a R$ 1,5 milhão.

Também foi formalizado o aumento de 30% no vale gratificação para os servidores do município. O valor do vale passou de R$ 100,00 para R$ 130,00. A administração vai investir mais de R$ 20 mil por mês no aumento. No ano, o investimento vai passar de R$ 250 mil.

“Todos os anos aumentamos o salário dos funcionários, criamos o fundo de reserva, que garante o 13º; fizemos a correção da progressão por tempo de serviço; regularizamos o adicional noturno e o de insalubridade; e adotamos programas voltados para a segurança do trabalho. O aumento de 30% no vale gratificação é mais uma importante conquista da nossa administração para todos os servidores do município”, finalizou Edmar.

ampliação da escola nova IMAGEM 16 default 0fb85cca-5633-4840-bf44-0937654e617a 1a6df11c-8968-4529-8a49-7efeb473439f