Bandeira

camanducaia_bandeiraA Bandeira do Município de Camanducaia, de forma retangular com a maior dimensão no sentido horizontal, é desenhada na proporção de 14 módulos de altura por 20 módulos de comprimento. O   campo retangular da bandeira é terciado em pala, nas cores: VERDE, junto ao mastro; BRANCA, no centro; e AMARELA, na extremidade oposta. No centro da faixa branco, no anverso ou no reverso da bandeira, é representado o Brasão de Armas do Município de Camanducaia, em sua cor, de maneira que fique ligeiramente afastado dos dois traços do partido.

NOTA

1– Como a bandeira apresenta um brasão de armas com localização determinada de suas peças heráldicas, bem como um listel com legenda, ela não poderá ter avesso. Assim, o desenho do brasão de armas, representado no reverso da bandeira, deve ser idêntico ao do anverso.

2– A tonalidade das cores é verde-primavera, para a faixa junto ao mastro; branco-níveo, para a faixa central; e amarelo-ouro, para a faixa da extremidade oposta.

3– A proporção da Bandeira do Município de Camanducaia é Idêntica à da Bandeira do Brasil.

4– Na feitura de uma bandeira, especialmente em qualquer tipo de tecido, os metais ouro prata são substituídos pelas cores amarela branca, respectivamente. Só nos brasões de armas é que se colocam esses dois metais, quando necessários, nos lugares determinados.

SIMBOLOGIA ­

Em seu conjunto, as faixas verticais da Bandeira do Município de Camanducaia (verde – branca e amarela) – lembram as duas cores nacionais (verde-primavera e amarelo-ouro), ligadas pela faixa de cor branca, que é o símbolo heráldico de paz, amizade, equidade, felicidade, pureza, inocência, integridade, franqueza, verdade ( Guelfi, 51 e Asêncio, 61)

A cor branca, na bandeira, substitui o metal prata. A cor verde é o símbolo heráldico de honra, cortesia, civilidade, vitória, abundância, campo, posse, esperança (Guelfi, 567 e Asênciuo, 65). A cor amarela, na bandeira, em substituição ao metal ouro é o símbolo heráldico de nobreza, riqueza, esplendor, glória, poder, força, fé (Guelfi, 291 e Asêncio, 60).

Particularmente, na Bandeira do Município de Camanducaia a cor verde lembra as extensas Campinas Camanducaienses com suas plantações verdejantes, a cor amarela recorda a riqueza do solo fértil de todo o Município e a cor branca, o espírito reinante de paz e amizade, nos corações de seus filhos.

DESENHO MODULAR

1 – ABCD = retângulo da bandeira, na proporção de 14 módulos de altura por 20 módulos de comprimento, como na Bandeira Nacional.

2 – EF, GH = medianas (horizontal e vertical).

3 – Divide-se o comprimento da bandeira em três partes iguais, para; o traçado das três faixas verticais: verde, branca e amarela.

4 – Divide-se IJ em 15 partes iguais, e transportam-se em MN LP, 16 dessas divisões.

5 – Depois de traçado o retângulo auxiliar LMNP, de modo que os seus lados tenham 16 x 15 das divisões anteriores, faz-se uma rede de malhas quadradas, com o jogo de régua e esquadro.

6 – Pela cópia pó quadrículos, que é o método generalizado, faz-se finalmente o desenho do brasão de armas, observando-se o seguinte:

       a)  O escudo “samnítico” deverá ter rigorosamente 8 divisões ( altura) por 7 divisões (largura).

       b)  O Chefe (em metal prata) terá 1/3 da altura do escudo.

       c)  O contrachefe diminuto (em verde) terá 1/8 da altura do escudo mais a metade de uma das divisões.

       d)  Os três escudetes deverão ter a mesma altura, e deverão ser representados também na proporção de 8 (altura) x 7 (largura)

       e)  As letras que compõem o vocábulo CAMANDUCAIA, terão 3/5 da altura do listel; e as abreviaturas cronológicas: 3-5-1842 e 31-3-1892 1/3 dessa largura.

        f)  A faixa sinuosa, em metal prata, ondada de blau (azul), terá 1/16 da altura do escudo.

       g)  O centro do brasão de armas está indicado pela letra “o” e o centro para o traçado dos arcos da coroa mural, está indicado p ela letra “z”.