28/11/2019

CGH terá capacidade para abastecer 10 mil residências do município

A Focus Energia iniciou a construção de uma CGH (Central Geradora Hidrelétrica) que pretende abastecer 10 mil residências no município e gerar 60 empregos diretos e 200 indiretos durante a obra. A construção da CGH promoverá o aquecimento da economia local, já que a empresa comprará os insumos como madeira, aço e cimento na região. Investimento que deve chegar a R$ 2 milhões.

As CGHs são pequenas usinas que utilizam a força e pressão da água para gerar energia elétrica. São hidrelétricas de pequeno porte que podem ter potências de até 5MW. Em Camanducaia, ela está localizada na antiga região da usina (Usina Jaguary).

Segundo a empresa, a qualidade da água e peixes não será alterada, e a usina a fio d’água não terá barragem, utilizando apenas a própria calha do rio e mantendo o seu curso natural. A empresa responsável pela construção informou ainda que a compensação com áreas arborizadas será duas vezes a intervenção do projeto. Ou seja, para cada árvore que precisará ser retirada outras duas serão plantadas.

O prazo para construção está estimado em 10 meses e serão executados 14 programas sócio ambientais, conforme o licenciamento, que visam promover a gestão ambiental do empreendimento durante as obras. A Focus Energia afirma que todas as licenças e autorizações regulatórias válidas com condicionantes estão sendo cumpridas.

Atualmente, a Focus é uma das principais comercializadoras de energia independentes do Brasil e está focada na operação, implantação e desenvolvimento de projetos renováveis aliados à conscientização ambiental e responsabilidade social. Os projetos desenvolvidos pela empresa provocam baixíssimo impacto ambiental, melhoram a qualidade da energia na região, são obras de pequeno porte e com simplicidade de execução, e utilizam fonte renovável.

A CGH de Camanducaia foi autorizada pela ANEEL, recebeu as licenças e outorgas da SUPRAM-Sul de Minas, órgão estadual, e a outorga de água da Agência Nacional de Águas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *