27/07/2018

Prefeitura e Cia. Melhoramentos lançam livro com história de Camanducaia

A Prefeitura de Camanducaia através de uma parceria com a Cia. Melhoramentos lançou o livro ‘De Jaguary a Camanducaia – Janelas Para o Tempo’, que concentra textos e desenhos de Jaime Pina da Silveira, em homenagem a história do município.

Importante contribuição para as comemorações do aniversário de 150 anos da cidade mineira, os livros foram solenemente entregues pelo presidente do Conselho da Melhoramentos, sr. Alfredo Weiszflog, acompanhado do sr. Sérgio Sesiki, Diretor Superintendente da Cia Melhoramentos e o sr. Marcus Vinicius, Diretor Superintendente da Editora Melhoramentos, ao autor Jaime Pina e ao prefeito de Camanducaia, Edmar Cassalho Moreira Dias, na sede da empresa. Depois os livros foram lançados oficialmente para a população no dia do aniversário da cidade.

‘De Jaguary a Camanducaia – Pelas Janelas do Tempo’ conta, por meio de textos e gravuras, reproduzidas caprichosamente em bico de pena por Jaime, a história do desenvolvimento urbano, arquitetônico e social de Camanducaia. “Foram mais de trinta anos reunindo matérias de jornais, fotos e documentos de Camanducaia. É uma enorme satisfação ver todo este material em um livro, lindo, que retrata a evolução e as características de Camanducaia”, afirma o autor.

Dentista de formação, Jaime Pina aflorou sua paixão pela cidade aos 12 anos, quando foi estudar em Pouso Alegre, cerca de 70 quilômetros de Camanducaia. “Tinha muita saudade da minha terra e isto despertou um interesse maior sobre o que acontecia por lá”, explica. Anos depois vieram os primeiros arquivos e o início de uma compilação que já dura mais de 30 anos. “Comprei um arquivo com diversos exemplares de jornais antigos de Camanducaia de um amigo e passei a reunir fotos, ilustrações e outros registros“.

Autodidata nos desenhos em bico de pena, Jaime Pina teve como maior inspiração os trabalhos do ilustrador e desenhista peruano Percy Lau (1903-1972), até hoje considerado um dos mais importantes neste estilo no Brasil e o no mundo.

Em 2010, o amigo e então vereador de Camanducaia, Edmar Dias foi à casa de Jaime Pina e, conversando sobre a falta de registros históricos sobre Camanducaia, sugeriu a produção de um livro contando a história da cidade por meio de gravuras. Foi então que Jaime Pina iniciou a reprodução das fotos e ilustrações que detinha da cidade para gravuras e desenhos em bico de pena.

No ano passado, já como prefeito de Camanducaia, Edmar Dias sugeriu à Melhoramentos Florestal a produção do livro reunindo os desenhos de Jaime. Sugestão aceita, a produção do material foi encomendada à Editora Melhoramentos que, em tempo recorde, entregou o livro.

ed12ccc3-17a1-4f25-8ab4-61d3dc7bb6de IMG_8543

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *