01/09/2014

Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Secretário Municipal Interino: Diogo Antonio de Freitas Barbosa

E-mail: administracao@camanducaia.mg.gov.br

________________________________________________

Departamento de Meio Ambiente

Responsável: Luana Silva
Telefone: (35) 3433-1323
E-mail: meioambiente@camanducaia.mg.gov.br

 

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

 

MISSÃO

O Departamento Municipal de Meio Ambiente é responsável pela GESTÃO AMBIENTAL da cidade, isto é, cuidar dos recursos naturais, dos resíduos, controlar o uso e ocupação do solo na zona urbana e trabalhar com atendimento, orientação e educação ambiental, sempre pensando na melhoria da qualidade de vida de toda população.

CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (CMMA)

Para controle dos novos usos e ocupações do SOLO URBANO, existe o CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (CMMA), composto por representantes do poder público e sociedade civil e responsável pelas vistorias, discussões e deliberações sobre intervenções ambientais de projetos, pedidos de cortes de árvores nativas e compensações ambientais.

Para retirar o Formulário de Atendimento e Requerimento de entrada no CMMA entrar em contato diretamente com o Departamento de Meio Ambiente na sede da Prefeitura ou pelo (35) 3433-1323/ meioambiente@camanducaia.mg.gov.br

Para nova construção, procure a aba Secretaria de Obras aqui no site da Prefeitura de Camanducaia.

Antes de realizar qualquer INTERVIR no meio ambiente, LOTEAR, COMPRAR LOTES, CONSTRUIR OU REFORMAR EM ÁREA URBANA consulte o CMMA, evite problemas futuros!

Na ZONA RURAL, a gestão ambiental é de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas, o IEF-MG – Contatos: (35) 3433-2449 ou www.ief.mg.gov.br

VIVEIRO MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal, em parceria com a APA Fernão Dias (https://sites.google.com/site/apafernaodias/), mantém atividades de manutenção do VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS da cidade com produção e doação de mudas à população.

Caso você tenha interesse em plantar árvores seja na zona urbana (quintal ou calçada) ou área rural (para recuperação de margens de córregos e nascentes), entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente na sede da Prefeitura.

Para receber doação acima de 20 mudas é necessário efetuar o cadastro com apresentação de documentos pessoais e da propriedade onde as mudas serão plantadas.

As espécies principais disponíveis são: araucária, ipês, ingá, frutíferas nativas, pau ferro, moxoco, entre outras.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Pedimos a colaboração de toda população e dos comerciantes no respeito aos dias e horários de coleta em cada bairro, para que o depósito irregular do lixo não ocasione mais problemas como mau cheiro, poluição da paisagem, obstrução do trânsito de pedestres e propagação de doenças.

Despejar lixo ou entulho em locais proibidos como praças e terrenos baldios, ou em frente a residências e comércios vizinhos, além de infringir o Código de Posturas do município com penalidade de multas para os infratores, também é crime ambiental.

Sugerimos que em frente de cada residência ou comércio, se coloque uma lixeira suspensa, isso é o dever de cada cidadão na manutenção de uma cidade mais saudável para se viver.

DENÚNCIAS

Fiscalizar e aplicar penalidades aos crimes ambientais é de atribuição, principal da Polícia Militar Ambiental. Por isso se você presenciar algum problema como desmatamento, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição, conflitos de uso de água… ligue e registre sua denúncia pelo 181 ou diretamente para polícia ambiental que tem sede em Extrema pelo (35) 3435-2177.

Para cadastrar seu uso de água, regularizar sua atividade agrícola ou econômica, procure um consultor ambiental que ele poderá lhe ajudar!

CONTATOS:

Telefone (35) 3433-1323

E-mail: meioambiente@camanducaia.mg.gov.br